CEPE - Curso de Estudos de Política e Estratégia
ANO 2022
EDITAL – INSCRIÇÕES PARA O CEPE PIAUI – 1º SEMESTRE/2022
Adesguianos, Adesguianas E Sociedade em geral.
À Administração Nacional a ADESG autorizou a continuação das atividades acadêmicas nas Delegacias e Representações, em formato de áudio visual e/ou vídeo conferência, no mesmo formato que foi realizado no ano passado pela plataforma Microsoft Teams ou outra, para o primeiro semestre de 2022, enquanto se fizer necessário.
Dentro desse contexto, o Delegado da Delegacia da ADESG no Estado do Piauí, resolveu realizar o CEPE de Teresina, para candidatos residentes em todo o Estado Piauiense, que será realizado no 1º Semestre de 2022 - Planejado, de acordo com as orientações e recomendação da ADESG AGENCIA NACIONAL NO RIO DE JANEIRO, para Fevereiro de 2022, podendo sofrer alterações, por determinação da AGÊNCIA NACIONAL.
Portanto, Adesguianos e Adesguianas, contamos com a vossa divulgação do CEPE bem como, com as respectivas indicações e convidamos a todos os interessados que realizem suas inscrições.
O curso de estudos de política e estratégia (CEPE), é um compacto do curso de altos estudos de política e estratégia (CAEPE) da Escola Superior de Guerra, constitui-se no maior evento promovido pelas delegacias e representações da ADESG do brasil. Compreende um conjunto de conferências, trabalhos em grupo, visitas e viagens que visam dar aos participantes o conhecimento e a análise do poder industrial, empresarial e de instituições militares. E ao final do curso o grupo apresentara uma monografia sobre temas nacionais relevantes.
SEGUE O EDITAL (ABAIXO):
ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA O CEPE/PI
EDITAL Nº. 001/2021 - 26 DE ABRIL DE 2021
OBJETIVO - REALIZAÇÃO DO CEPE TURMA DE FEVEREIRO 2022
A ADESG – DELEGACIA NO ESTADO DO PIAUÍ, publica este EDITAL, oficializado pelo seu Delegado Lázaro Santos Tavares, observados as disposições contidas nas Diretrizes da ADESG AGÊNCIA NACIONAL/RJ para o ano de 2022, torna público que estão abertas as inscrições para as inscrições para o processo de seleção dos interessados ao ingresso na ADESG e a realização do CEPE – Curso de Estudos de Política e Estratégia no Estado do Piauí – o CEPE será realizado em fevereiro de 2022 - Planejado, de acordo com as orientações e recomendação da ADESG AGENCIA NACIONAL NO RIO DE JANEIRO, podendo sofrer alterações, por determinação da AGÊNCIA NACIONAL, e seguirá DIRETRIZES estabelecidas em documento próprio.
A execução do CEPE ficará a cargo da ADESG AGENCIA NACIONAL, vinculada à Escola Superior de Guerra e a ADESG – Delegacia no Piauí.
O CEPE de que trata este edital tem como finalidade a formação do quadro de adesguianos do Estado do Piauí.
Junto a este EDITAL o aspirante deverá observar e seguir todas as orientações contidas no documento: DIRETRIZES ADESG PI – ANO 2022.
Cumpra-se as instruções e orientações deste Edital.
DELEGACIA DA ADESG NO PIAUÍ
Prof. Psic. Lázaro Tavares
Delegado ADESG-PI
I - Fase preparatória
Visa proporcionar aos Estagiários conhecimentos sobre a ADESG, suas atividades em geral e, em particular, seus CURSOS DE ESTUDOS, principalmente no que diz respeito à organização, funcionamento, metodologia e fins, mediante leitura de textos distribuídos, debates e exposições.
Temática:
-Introdução à Política e à Estratégia
-
Aula inaugural: O Brasil e a conjuntura internacional;
-
Técnicas de trabalho em grupo;
-
Sistema ADESG e suas relações com a ESG.
II - Fase básica
Consiste em conferências sobre disciplinas do Pensamento Estratégico e do Método de Planejamento Estratégico da ESG, ministradas por componentes do Corpo Permanente da Escola Superior de Guerra.
Como o Pensamento Estratégico é composto de regras, princípios, preceitos e conceitos, tudo é discutido em tese, tendo por base a lógica, o raciocínio, o bom senso, em colocação elevada e sem descer ao exame de problemas específicos da realidade regional ou nacional. É, a rigor, a proposição do dever ser.
Temática:
-
Fundamentos axiológicos, ética e moral;
-
Objetivos Nacionais;
-
Teoria do Poder;
-
Poder Nacional e suas expressões;
-
Política e Estratégia Nacional;
-
Desenvolvimento Nacional;
-
Bases Teóricas do Planejamento;
-
Metodologia do Planejamento;
-
Elaboração de Cenários;
-
Exercício de aplicação do Planejamento Estratégico;
-
Atividade de inteligência estratégica;
-
Sistema de inteligência estratégica;
-
Exercício de aplicação de inteligência estratégica.
Comandante Borlina (2º BEC) recebe Delado
III - Fase conjuntural
É constituída de conferências sobre a realidade regional e nacional. As conferências são proferidas por profissionais renomados, autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário que trazem aos Estagiários o testemunho da ação governamental ou privada nas diversas áreas ou enfoques da vida comunitária. É, então, examinado o comportamento dos diversos ângulos da vida e dos problemas da realidade no Estado e no País, sempre sob a ótica da Segurança e do Desenvolvimento Econômico e Social.
Temática:
-
Workshop de metodologia científica;
-
Desenvolvimento econômico e social de fronteiras;
-
Educação e cultura - relações estratégicas;
-
Judicialização na política;
-
Políticas públicas em saúde e gestão regional;
-
Reflexos das ciências políticas a economia;
-
Capacidade regional em segurança pública e defesa civil;
-
Logística e infraestrutura regional;
-
Gestão de TI e E-business;
-
Mercados internacionais, globalização e blocos econômicos;
-
Acordos internacionais e Integração regional;
-
Gestão pública estratégica e indicadores regionais;
-
Gestão de conflitos e crises;
-
Inteligência estratégica e mobilização;
-
Formação de pensamento estratégico empresarial;
-
Planejamento estratégico em instituições públicas e privadas.